quinta-feira, 21 de junho de 2012

Kata


Os Kata, são o início e o fim desta arte marcial, sem dúvida é a essência do Karatê.
Um Kata nada mais é do que um segmento de movimentos de Karatê codificados com esmero, executados na mesma maneira e nas mesmas direções. Na duração do Kata, o praticante executa uma série importante de técnicas. Dentre todas as artes marciais, os Kata do Karatê são os únicos que se executam só e sem acessórios especiais. É na execução do Kata que podemos notar o progresso que obtivemos. Para a obtenção de graus e faixas é necessário o seu teste. Nesta fase é incrível para quem assiste ver um só homem num combate contra vários adversários.

O Combate Real

É no Kata que o praticante deve colocar toda a sua força e energia ligadas à vontade. O plano é enfrentarmos entre 8 e 10 adversários. É a única maneira de adquirirmos a sensação de combate real e total, no qual poderá adquirir o domínio do corpo e do espírito. Até bem pouco tempo, os Katas, eram a única forma de chegarmos à progressão para o domínio manancial de eficácia absoluta. Foi o antagonismo dos universitários japoneses que deu origem à adjunção de uma forma nova, o combate livre, fazendo o sistema moderno de competições. Os Katas contêm todas as técnicas do Karatê moderno e diferem do Jiyu- Kumite que desenvolve o sentido da defesa numa só direção. Eles nos fazem descobrir em si mesmos uma fonte de possibilidades incríveis. Pelas obrigações que nos impõem em bloquear, esquivar, bater de mãos fechadas e pés encadeados, saltar por cima dos ataques, etc; nos dão a idéia de um ataque real no qual somos atacados de todos os lados e por todos os modos. Muitas vezes certas passagens dos Katas, parecem de pouco efeito se aplicadas num combate real, e que certos bloqueios são lentos. Sabemos que tudo isto pode encher de suspeitas o espírito daquele que inicia. Jamais um Kata é entendido a fundo, a não ser por um mestre. O belo, está em procurarmos os limites do incompreensível, a razão de nosso progresso, e somente mais tarde vemos que certas evoluções para nós estranhas tem um sentido pré- estabelecido.
O combate exige uma enorme tensão mental pois nos movimentamos pouco. Sabemos que, ao passo que conhecemos mais a fundo um Kata, uma nova possibilidade e compreensão se abre diante de nós. O Kata inicia por uma defesa, sendo que o Karatê deve ser utilizado para salvarmos nossa integridade física.
Aos poucos, vamos nos aproximando - através de várias repetições - do Kata verdadeiro distante de ser aquele incompreendido. Praticados e executados com sinceridade, ritmo, espírito, força e velocidade, é magnífico, belo e admirável para quem olha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário