O Caratê, como arte
marcial, teve seu início através da imigração de monges e rebeldes, que
dominavam essas técnicas.
Caratê
é uma palavra japonesa que significa ‘mãos vazias’, é uma arte altamente
cientifica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de
autodefesa. O Caratê também é um meio ideal de exercício, pois desenvolve a
força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é
reconhecido também por seus valores terapêuticos.
O Caratê
moderno nasceu na época em que o Mestre Gichin Funakoshi(1868-1957), então
líder da sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da
Educação do Japão, em maio de 1992 a conduzir apresentações de Caratê em Tóquio.
A nova arte foi recebida entusiasticamente e foi introduzida em varias
universidades, onde criou raízes e começou a florescer. Devido ao fato do Caratê ter sido praticado secretamente no passado, um grande numero de escolas e
estilos foram desenvolvidos.
Como
se vê por esse breve histórico, várias escolas de Caratê surgiram. Muitas bem
sucedidas e que carregam vários adeptos através dos anos, mantendo os
ensinamentos originais de seus fundadores. Cada escola marcial, que se tornava
forte, tinha suas próprias características tornando-se uma arte em si. Além
disso, a partir do estilo especial de treinar Caratê criado em Okinawa, linhas
também especiais surgiram, como
o Goju-Ryu, Shito-Ryu e Shotokan.Esses se destacam como os
principais estilos (mantém-se até hoje, no mundo todo). Cada estilo possuía
dezenas de adeptos. Entre todos eles, alguns se sobressaiam e chegaram a
desenvolver a arte marcial a um nível nunca atingido anteriormente. Dessa
forma, o destaque e reconhecimento era inevitável. Muitos alunos e seguidores
consideravam seus conhecimentos como um livro sagrado, na tentativa de
perpetuar seus ideais. Porém essa perpetuação não ocorreu de forma ilesa, isso,
por permitir um grande número de adeptos, que se espalhavam pelo mundo todo, e
que acabaram por criar diferentes correntes. Para denotar essa situação,
observa-se a figura. Nela estão descritos os três principais estilos e as mais
fortes correntes atualmente existentes.
O Caratê esportivo
Nos últimos anos, foram, formuladas regras de combate simulado para evitar ferimentos graves, com o propósito de introduzir o Caratê como esporte competitivo. O Caratê de torneio é um jogo de reflexos que exige velocidade, técnica, estratégica, camaradagem e controle, onde prevalecem a honra, lealdade e sendo de compromisso. Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados precisamente antes do contato, embora seja muito excitante de assistir, o torneio de Caratê é considerado, pela maioria dos mestres, como um degrau e não como o objetivo principal no desenvolvimento do Carateca.
Nos anos 50, as universidades no Japão começaram a promover competições de Caratê. O 1° Campeonato Mundial de Caratê foi realizado em 1970 em Tóquio, com a participação de 33 países e, desde então, cada campeonato mundial tem sido promovido de dois anos. Em 2002, o 16° Campeonato Mundial em Madri teve a participação de 84 países.
O Caratê tem se espalhado rapidamente, não apenas entre as gerações mais novas como um esporte para melhorar a força, mais tem se tornado um meio popular de exercício para homens e mulheres de meia-idade para manter a forma, um numero crescente de academias de Caratê tem aberto e mantido turmas para crianças.
Organização do Caratê mundial
Devido à popularidade
global do Caratê como esporte, a formação de uma federação internacional de Caratê
tornou-se necessária. Em 1970, a União Mundial das Organizações de Caratê
(WUKO) foi criada, desde então, todos os esforços tem sido feitos para incluir
o Caratê nos Jogos Olímpicos, o maior símbolo das realizações do homem no campo
desportivo. No dia 06 de junho de 1985, a WUKO foi oficialmente reconhecida
pelo Comitê Olímpico Internacional.
Alem de intenção de incluir o Caratê nos Jogos Olímpicos, o objetivo de WKF é
de unificar todas as organizações que pratiquem Caratê, como esporte ou como
uma arte tradicional, além de lutar também para promover ligações dentro de um
espírito de amizade entre os Caratecas do mundo. A WKF representa o Caratê
mundial e coordena todas as atividades de Caratê ao redor do mundo, estabelece
regras técnicas e operacionais, organiza e controla reuniões internacionais e
toma as decisões sobre vários assuntos que posam surgir entre os membros.
Elementos Básicos
Ataque
GYAKU-ZUKI
- Soco inverso. Braço contrário ao pé da frente.
OI-ZUKI- Soco andando, braço correspondente ao pé que deslocou á frente.
MOROTE-ZUKI
- Socos simultâneos. Braços paralelos horizontais ou verticalmente.
DAN-ZUKI
- Socos consecutivos com o mesmo punho.
MAE-GERI - Pontapé frontal.
O joelho da perna de ataque passa rente ao joelho da perna de apoio e o pé de
ataque rente e acima deste. O quadril desloca-se horizontalmente duran-te todo
o movimento, atingindo-se o objetivo com a base inferior dos dedos.
YOKO-GERI - Pontapé lateral.
Eleva-se o joelho da perna de ataque passando com o pé rente a perna de apoio,
apontado para frente ou para a lateral do corpo. A ponta do pé virada para
frente e o bordo externo para baixo e paralelo ao chão, descreve urna
trajetória em arco. Atinge-se o objetivo com o bordo externo do pé.
MAWASHI-GERI - Pontapé circular.
Eleva-se o joelho lateralmente, bem flexionado, colocando a perna paralela ao
chão, com o pé apontando para o lado e a planta virada para trás. A coxa
descreve um círculo amplo. O quadril deve acompanhá-la nessa trajetória, até a
finalização do movimento com a extensão do joelho. 0 ponto para impacto pode
ser à base dos dedos ou o dorso do pé.
DEFESA
AGE UKE - Defesa alta.
O antebraço desloca-se de baixo para cima descrevendo um arco na frente do
corpo. A mão pára a 10cm da testa com a palma girada para frente, e o antebraço
em posição oblíqua. No momento do impacto com o golpe do adversário, deve-se
apertar fortemente a mão, contraindo os músculos do antebraço em cooperação com
todo o corpo.
SOTO-UKE - Defesa média para dentro.
Eleva-se a mão até a altura da orelha, colocando o braço paralelo ao chão e
ligeiramente para trás. Deste ponto inicia-se uma rotação descendente até
atingir o cotovelo, antebraço e punho, verticalizados no plano sagital, a linha
mediana do corpo. Antebraço e braço formam um ângulo reto. Finaliza-se com a
palma da mão girada para o peito, na altura do ombro.
UCHI-UKE
- Defesa média para fora.
O antebraço que defende traça um arco desde a axila do braço oposto. Desloca-se
o punho para o exterior, baixando o cotovelo até que este se aproxime das
costelas. O antebraço gira, colocando a palma da mão virada para o peito, na
altura do ombro.
GEDAN-BARAI
- Defesa baixa.
Eleva-se o braço para colocar o punho junto à orelha do lado oposto, com a
palma da mão virada para ela. Deste ponto baixa-se e estende-se o cotovelo até
que o punho esteja aproximadamente 15cm acima do joelho. É uma defesa eficiente
contra os ataques ao abdome, golpeando o golpe do adversário. Finaliza-se com o
cotovelo totalmente estendido e a palma da mão virada para trás.
BASES
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